Total de visualizações de página

sábado, 21 de março de 2015

CANAL DE SUEZ


O Canal de Suez é uma via importantíssima desde os seus traços primordiais, que liga o porto egípcio Said, localizado no Mar Mediterrâneo, à cidade de Suez, no Mar Vermelho. Essa via abriu a passagem para navegação da Europa à Ásia, sem a necessidade de contornar a África pelo Cabo da Boa Esperança, o que fazia a viagem demorar meses. A abertura do Canal de Suez revolucionou a comunicação do mundo e realçou a importância do Oriente Médio.


Consequentemente, as disputas pela dominação desta zona primordial se intensificaram ao longo do tempo: egípcios contra hititas, assírios contra fenícios, macedônios contra persas, romanos contra gregos, árabes contra bizantinos, otomanos contra mamelucos, franco-britânico contra turcos e alemães. 

O Canal de Suez constantemente sofreu períodos de conquistas, disputas coloniais e conflitos de nações e empresas, com a descoberta petróleo ou “ouro negro” essas ações só pioraram. 


Em outubro de 1956, se concretizou uma aliança entre Egito, Síria e a Jordânia. O líder egípcio Gamal Abdel Nasser desejava a total nacionalização do Canal de Suez, além de estratégico dava a possibilidade de irrigação ao Deserto de Negev. Novos acordos foram realizados para que a região fosse devolvida gradativamente, mas não demorou muito para que Israel e o Egito entrassem em novos conflitos.

No ano de 1973, o Egito tomou de surpresa as tropas israelenses no Sinai, na margem do Canal de Suez, no Dia do Perdão, considerado pelos judeus o dia mais sagrado.

Em novembro de 1977, Israel e Egito iniciaram uma consolidação formal de reconhecimento e de paz. Nesse acordo, definia a busca de uma solução pacífica de controvérsias, a extinção de boicotes econômicos e a definição de direitos de passagem.


INTERESSANTE...
Na Segunda Guerra Mundial, Churchil e o seu Estado-Maior acreditavam que o lugar com maior perigo de perder a guerra não era a Europa, mas o Oriente Médio!



APRENDA BRINCANDO!!!

O “Seterra” é um jogo de mapas geográfico educativo, que ensina sobre os países, estados e capitais de todo o mundo. Segue abaixo o link, divirtam-se!!!!!

 Jogo de Mapa:  Oriente Médio 


Postado por: Adriana Araújo Sepriano


Referências utilizadas em "PANORAMA GEOGRÁFICO, PAISAGEM e CANAL DE SUEZ":

CHALLITA, Mansour. Esse Desconhecido Oriente Médio. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1990.


BERGMANN, Lia; VALDSTEIN, Gisele; SILBERBERG, Claudio. Solução para a paz : entendendo o Oriente Médio / [organização: Comissão Nacional de Direitos Humanos; coordenação Abraham Goldstein] . – São Paulo : Associação Benefi cente e Cultural B’nai B’rith do Brasil, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário